IMG_0098.png

"Uma vez foi ..." [It once was] é a nova série de obras produzidas por Alexandra Ungern-Sternberg durante residência artística de quatro semanas na D’Clinic Studios, em Zalaegerszeg na Hungria. Investigando as memórias de lugares e objetos, Alexandra estabelece conexões entre suas experiências na Hungria e a história de sua família, que migrou da Hungria para o Brasil após a Segunda Guerra.

A pesquisa de Alexandra vai além de uma descendência  específica, fazendo referência a seu ambiente recém-descoberto: objetos, museus e lugares que sugerem que algo mais já esteve lá. "Uma vez foi ..." incorpora objetos de rastreamento do passado em relação ao presente como uma busca arqueológica, reproduzindo objetos de museus como desenhos,  fotografias de lugares que não mais servem o mesmo propósito como uma janela lacrada ou um indicio arquitetônico de uma casa, ou um vídeo onde transforma o presente e o passado em um momento único.

IMG_0079.jpg

Alexandra Ungern-Sternberg é brasileira, sediada em São Paulo. Sua prática explora suas experiências de vida relacionadas à memória, objetos, histórias e lendas. Sua prática multidisciplinar incorpora desenho, fotografia, pintura, vídeo e instalação.